NOSSA HISTÓRIA


Por volta do ano de 1990, a comunidade do bairro Vista Mar observou a necessidade das crianças estarem freqüentando a pré-escola. Por não haver disponibilidade de local realizou-se um convênio para abertura de uma sala de aula no porão da Igreja Católica de Vista Mar, este convênio durou dois anos. 

Um morador do bairro percebendo a importância daquelas crianças estarem na escola, resolveu ceder um pequeno espaço para acolher os alunos e professores, mas não tinha estrutura e nem condições legais para tal. Assim, a comunidade resolveu juntar-se às professoras Marly e Eliana para reivindicar uma escola de qualidade para o bairro junto aos órgãos públicos. 

Após muitas lutas, o prefeito Vasco Alves, junto aos vereadores e o secretário de obras Juca Alves, entraram num acordo com a comunidade para que a mesma encontrasse um local disponível onde a prefeitura pudesse construir a escola, terreno onde atualmente está construída a escola. A prefeitura determinou que fosse construída uma escola, porém, dependia da Câmara dos vereadores liberarem a verba. 

Objetivando conseguir a liberação da verba por parte dos vereadores, os pais, alunos, centro comunitário, o presidente Penha do Rosário membro da Associação, Dª. Herminia, Sº. Valdir, Dª Irene, Dª. Rosa, Pedrinho, Sº. Ernane e Dª. Neuza juntamente com as intermediárias Marly e Eliana se mobilizaram e realizaram várias passeatas. A Câmara resolveu liberar a verba e após algum tempo à escola foi concluída.

Após a construção da escola os moradores reuniram-se com o escopo de valorizar o próprio bairro, que tem uma bonita vista para a praia de Itapuã e por ter sido uma comunidade de muitas garras, decidiram dar o nome de “Escola de 1º Grau Comunidade Vista Mar“. Depois de algum tempo mudou para “Escola Municipal de Ensino Fundamental Vista Mar” (EMEF Vista Mar).

Esta escola foi inaugurada em junho de 1991 e possuía seis salas de aula onde funcionava com três salas: pré, 1ª e 2ª séries; as outras três salas eram operadas por trabalhos manuais.

Em 1992, a demanda de alunos aumentou e passou a funcionar utilizando as seis salas de aula. Em 1996 foram construídos mais duas salas de aula para atender as 5ª séries. Cada ano era acrescentavam mais séries até chegar a oferecer as 8ª séries. Hoje funciona com oito salas de aulas na sede e seis salas no anexo sendo assim distribuídas em turno matutino e vespertino e em turmas do 1º ao 9º ano.

Atualmente o nome da escola foi alterado para “EMEF Ayrton Senna” por meio de votação por determinação da Secretaria de Educação.